Selecionamos três páginas que possuem protetores de links e tentamos burlá-las com os softwares em avaliação. Sem mais delongas, chegou a hora de conferirmos o resultado das nossas experiências.
Complemento Firefox Remover Protetor de Link
Esta extensão para o Mozilla Firefox permite que o internauta siga para a página de download, sem colocar a segurança do computador em risco, com apenas um clique. O procedimento de instalação do Desprotetor de Links segue o padrão dos complementos para o navegador da raposa: basta aceitar a instalação do plugin e aguardar. Vale ressaltar que é preciso reiniciar o browser para que a alteração seja validada.
O tempo para que o Desprotetor de Links encontrasse o endereço original foi bem mais alto do que o alcançado pelo Quebra Link. O complemento para o Firefox levou em média 8 segundos para desbloquear o conteúdo. O consumo de recursos do navegador é baixo, permitindo que o usuário transite entre abas sem qualquer dificuldade.
O Antiprotector tem um funcionamento diferente dos aplicativos explicitados anteriormente. Ele não adiciona um botão para o seu acionamento no navegador. Sua atuação é mantida constantemente em segundo plano. Assim, este complemento é acionado sempre que um link redirecionar o usuário para uma página de proteção.
Depois de ter instalado a extensão, basta você acessar o site de compartilhamento que deseja (1). Se entre os links para download disponíveis o plugin reconhecer um protetor, ele exibirá um ícone capaz de encaminhar o internauta diretamente para a página de download do arquivo. Clique sobre o ícone para baixar o conteúdo sem fazer qualquer cadastro (2).
Devemos alertar os leitores do Tecmundo e Baixaki que o Antiprotector teve um desempenho aquém do esperado. O aplicativo teve dificuldades em identificar links protegidos. Sua assertividade foi muito inferior à do Desprotetor de Links, por exemplo, ignorando as páginas utilizadas com todos os softwares testados neste artigo.
O Desprotetor de Links também tem uma versão para o Google Chrome. A forma de instalação e o funcionamento de ambas as versões são similares. Ao abrir a página com o protetor (1), basta pressionar o botão criado para o complemento na parte superior direita da interface do navegador (2).
Embora o software seja em sua essência o mesmo, no Chrome o Desprotetor de Links teve um desempenho inferior à sua versão para o Mozilla Firefox. A média de tempo para quebrar os links de proteção no browser da Google foi de 20 segundos. Contudo, ele continua com baixa influência na performance do navegador, permitindo que o usuário siga navegando sem problemas de lentidão ou travamento.
Assim como o Desprotetor de Links, o Guerapa Desprotetor adiciona um botão na interface do navegador para ser ativado. Dessa forma, quando o usuário acessar uma página com a proteção do link (1), basta pressionar o ícone de um cadeado ao lado da barra de endereço (2) para quebrar essa barreira.
O funcionamento deste complemento para o Google Chrome é idêntico ao da sua versão para o Mozilla Firefox, a qual já teve sua avaliação explicitada neste artigo. Contudo, seu desempenho no browser da gigante de Mountain View ficou abaixo do navegador da raposa. Esta versão do Antiprotector levou 15 segundos para desabilitar a proteção do link e exibir o repositório do arquivo compartilhado. Por outro lado, novamente, o complemento demonstrou ser extremamente leve e com baixo consumo de recursos do navegador.
Seguindo as tendências da maioria dos aplicativos do gênero, o Dec Link incrementa o Chrome com um botão no canto superior direito da sua interface com um botão. Por meio desse botão, o internauta pode ativar o recurso de quebra de link do complemento. Quando você se deparar com uma página de download protegida (1), clique no ícone do Dec Link (2) para baixar o conteúdo sem precisar informar qualquer dado pessoal.
Devemos deixar bem claro que a utilização de qualquer um dos aplicativos mencionados neste guia não garante que a proteção seja quebrada em 100% dos casos. Assim como os programas são atualizados, os protetores de links permanecem em constante evolução para evitar que seu sistema seja burlado. Portanto, nem sempre será possível acessar o repositório de origem sem realizar o cadastro solicitado.
Close 'n Forget é um complemento para o Firefox que oferece outra maneira para remover evidências de onde você está navegando. No menu de opções, você pode optar por fazer com que o Close 'n Forget remova o histórico de todo o domínio em que você está, ou apenas dessa página, ou apenas daquelas visualizadas na guia que está fechando e, finalmente, você pode optar por remover cookies de uma ou de todas as páginas em um domínio. 2ff7e9595c
Comentarios